2 de abr. de 2008

Strogonoff de Carne





Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga
- 1 kg de filé mignon (ou alcatra ou patinho) cortado em tiras finas temperadas com sal e pimenta a gosto
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola grande picada
- 200 g de champignon laminado
- 5 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 cálice de conhaque
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 5 colheres de (sopa) de catchup
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 1 lata e meia de leite (utilize a mesma lata do creme de leite)
Modo de Preparo:

1 - Numa frigideira em fogo médio com manteiga frite aos poucos o filé mignon (ou alcatra ou patinho) cortado em tiras finas temperadas com sal e pimenta a gosto. Reserve.
2 - Numa panela grande com manteiga doure uma cebola grande picada. Assim que dourar acrescente o champignon laminado e a carne (reservada acima).
Refogue por mais uns 5 minutos.
3 - Adicione molho inglês e um cálice de conhaque aquecido. Flambe o refogado.
4 - Num recipiente misture o creme de leite sem soro, o catchup, mostarda, sal e pimenta-do-reino a gosto e farinha de trigo dissolvida em uma lata de leite (utilize a mesma lata do creme de leite). Coloque esta mistura na panela (que está a carnerefogada) e cozinhe por mais 5 minutos em fogo médio.
5 - Retire do fogo e sirva acompanhado de batata palha, arroz branco e salada de folhas.
Dicas Importantes :

Para aquecer o conhaque: coloque o conhaque dentro de uma concha de inox, e leve sobre a chama do fogão. Aqueça por alguns minutos e incline levemente a concha. Isso fará que o conhaque se acenda
.- Carne: use um filé bem descansado (retirado dorefrigerador horas antes), corte em fatias e, depois, em tiras finas. A carne deve fritar e nãocozinhar. Para isso, não deixe juntar suco, fritandoem fogo alto
.- Creme de leite: para retirar o soro do creme deleite, deixe a lata na geladeira por, no mínimo, 4 horas. Em seguida, vire a lata, faça dois furos nofundo e escorra o soro. Caso deseje uma consistência mais fluída, mantenha o soro.
Esta receita pode ser feita com creme de leite fresco, mas o tempo para apurar o molho aumenta para que ele reduza e engrosse.
- Congelar strogonoff: a receita pode ser congelada desde você não coloque o creme de leite. No dia de servir, retire o strogonoff do congelar e ai sim incorpore o creme de leite na receita.-
.Outros sabores: substitua a carne por peito defrango, camarão, atum em fatias finas, bacalhau,coração de frango e até de língua.

Nenhum comentário: